Nos últimos dias, o Brasil levou um golpe no estômago e na saúde.
Depois de anos de luta pela conscientização da população, sobre a importância da preferência por alimentos naturais, "comida de verdade", o Ministério da Agricultura pediu ao Ministério da Saúde que revise o "Guia Alimentar para a População Brasileira", alegando que a orientação sobre o não consumo de alimentos ultraprocessados impede a autonomia das escolhas alimentares da população.
O Guia tornou o Brasil uma referência, sendo considerado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) um dos quatro mais completos do mundo (junto com Suécia, Alemanha e Qatar).
O nosso Guia defende: "Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. A regra de ouro é: descasque mais e desembale menos", que também o que nós da Q10 acreditamos e orientamos.
O que encontramos no Guia?
• Fomentação de recomendações maravilhosas sobre a utilização de recursos renováveis;
• Valorização de alimentos regionais e o impacto diminuição da poluição gerada pelo transporte de caminhões/ transportes de alimentos, além da geração de fluxo na economia local e de pequenos agricultores;
• Aumento da qualidade e expectativa de vida, e diminuição da sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS) por suas ações de educação alimentar e nutricional;
• Recomendação de consumo preferencial aos alimentos que não possuem administração de pesticidas, herbicidas, e de outros insumos químicos/ artificiais que são altamente degenerativos do sistema corporal: orgânicos.
• Maior consumo de alimentos in natura e minimamente processados.
• E de práticas alimentares adequadas à um corpo e vida saudáveis.
Vale lembrar o que são alimentos ultraprocessados: de maneira geral, são aqueles que tentam ser algo natural, mas não conseguem. Eles possuem aroma e sabor de algo natural, mas não passam de uma artimanha artificial.
Por exemplo: Um chiclete de maçã com canela. Ele cheira como maçã com canela, tem sabor de maçã com canela, mas nenhum destes ingredientes foi usado na sua produção.
Nós defendemos que o Guia deve ser cuidado, incentivado e atualizado sempre que pudermos, para a construção de um País limpo de falsos alimentos e cheio de alimentos de verdade, com nutrição de verdade.
Alimentos que protegem, que regeneram, que limpam e equilibram nosso maior patrimônio: o corpo humano.
Não conhece o Guia?
BAIXE AQUI A VERSÃO COMPLETA:
Comments